Consagrado como um dos maiores festivais sul-americanos, o Musicanto chega a sua 28ª edição em 2020, e está confirmado para acontecer nos dias 02 e 03 de maio, sábado e domingo, durante a FENASOJA, no Parque de Exposições de Santa Rosa.
O festival segue em estilo de mostra competitiva, e as canções já podem ser inscritas a partir das 12h, desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Artistas podem inscrever seus trabalhos através do site da FENASOJA ( ATRAVÉS DO LINK) até as 23h59min, do dia 29 de março.
Segundo o presidente da Comissão do Musicanto da FENASOJA, Vitor de Conti para a feira é uma alegria poder realizar pelo segundo ano o festival. "É um festival consolidado, que ou por dificuldades para ser realizado, mas hoje mostra toda sua força, imponência e credibilidade, proporcionando o convívio com as mais diferentes expressões culturais e musicais da América Latina. O Musicanto se perpetua, e isso precisa ser comemorado", destacou Vitor.
De Conti salienta que para esta edição serão selecionadas 24 canções, destas 20 na categoria livre e quatro instrumentais. "Teremos um grupo que fará a triagem das músicas e escolherá as selecionadas para o festival. É importante que os participantes leiam o regulamento, pois entre os pontos principais está o ineditismo, ou seja, elas precisam ser inéditas", reiterou.
Para o coordenador do evento, Fernando Keiber a expectativa é que neste ano o festival supere as edições anteriores. "Esperamos um grande Musicanto, principalmente em qualidade técnica e ecletismo das canções que serão apresentadas. São estilos musicais diferentes, que comumente não se ouvem nos outros festivais. Que o evento seja uma grande confraternização entre músicos e compositores de toda a América Latina".
Outra novidade positiva é que o festival trabalha para apresentar uma nova roupagem para o "Musicanto Vai à Escola". "Estamos reformulando o projeto, modernizando e nos próximos dias apresentaremos para a comunidade", adiantou Keiber.
A 28ª edição levará consigo uma homenagem ao artista plástico santa-rosense Rafael Vieira. Uma de suas obras será o tema do festival, servindo como identidade visual de 2020. "É uma forma que encontramos para fortalecer e valorizar o que é produzido por santa-rosenses. Rafael é um grande expoente para a nossa arte, nossa cultura, levando o nome de Santa Rosa para o mundo", afirmou Marcos Alves, responsável pela Comissão de Divulgação do Festival.
O presidente Elias destacou que a FENASOJA sempre teve uma carência cultural e um desafio de fortalecer neste aspecto a região. "O Musicanto veio para somar engrandecendo a feira. Por ser Latino-americano, e por receber aristas de diversos países ajuda a FENASOJA a ser uma feira internacional. O grande papel da feira é trazer a boa música para a comunidade e com o festival amos a ser uma referência. Viabilizar e conduzir o Musicanto é um compromisso assumido pela feira", enfatizou Elias.