Os Caminhos da Soja, atração permanente da Fenasoja 2024, que acontece em Santa Rosa, foram abertos oficialmente em ato realizado neste sábado (30/11). Na Feira, em que são celebrados os 100 anos da Soja no Brasil, o público tem a oportunidade de reviver momentos marcantes e ativar memórias afetivas no espaço que remonta à evolução da agricultura e das comunidades rurais da região de Santa Rosa.
O atrativo preparado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2024 deve receber milhares de visitantes durante a feira. Estão confirmadas excursões de agricultores vindas de mais de 40 municípios da região, além de aproximadamente 3 mil estudantes das escolas da rede pública municipal de Santa Rosa.
Além disso, é atração permanente, que os visitantes podem conferir até o dia 08/12.
Prestigiaram o ato de abertura, o presidente e o vice-presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano e Marcos Eduardo Servat, o presidente da Emater/RS Luciano Schwerz, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar Claudinei Baldissera, a presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2024, Vanessa Gnoatto, gerente regional e gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, entre outras lideranças.
Vindo dos Estados Unidos, onde a família vive e possui uma fazenda com soja, o Pastor Walter Lehenbauer, neto do Pastor Lehenbauer, que trouxe os primeiros grãos de soja à Santa Rosa há 100 anos, prestigiou os Caminhos da Soja. Na oportunidade relatou sobre as cartas recebidas do avô, enquanto vivia no Brasil, relatando a preocupação em apresentar uma alternativa de alimento para a comunidade onde vivia, fato que o levou a trazer os primeiros grãos de soja com vistas à alimentação humana. "Se meu avô estivesse aqui com certeza choraria de emoção ao ver a proporção que o gesto singelo feito há 100 anos tomou, quando um punhado de sementes foi trazido dos Estados Unidos para Santa Rosa para apresentar a alternativa às famílias que tinham necessidade", declarou Walter.
Mini Mundo da Agricultura Familiar
Quem a pelo espaço, localizado em frente à Cozinha Experimental da Soja, se encanta com uma maquete de 75m², onde são recontados períodos marcantes da evolução da agricultura na região de Santa Rosa, desde o sistema adotado pelos guaranis e reduções jesuítas até a contemporaneidade.
Para a construção da maquete, além de réplicas de propriedades e comunidades rurais, foram utilizadas mais de 800 mudas de árvores nativas cedidas pela Cooperativa de Energia Cooperluz e outras 300 pelo Viveiro Municipal de Santa Rosa.
Fotos: Pacheco Fotografias