A força do cooperativismo local foi tema de mais um do Centenário da Soja, na manhã desta quarta-feira (4), na Fenasoja 2024. O "Cooperativismo como força do futuro: impulsionando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro" contou com a presença do Presidente da Sicredi União RS/ES, Sidnei Strejevitch; do presidente da Cresol Essência, Vitoldo Scharneck; do presidente da Cooperluz, Querino Wolkner; do presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin e do presidente da Coopermil, Ernani Thober.
Na abertura do , o presidente da Fenasoja 2024, Dario Germano, ressaltou a força do cooperativismo para o desenvolvimento da região e para a comunidade.
Mediado por Júlio Bravo, embaixador Internacional da Feira, o abordou a história e futuro do cooperativismo, destacando a atuação de cada cooperativa, mas ressaltando a importância da união entre as instituições. Além de apresentar as perspectivas de cada segmento, os presidentes falaram sobre projetos para as futuras gerações, as ações sociais e enfatizaram a necessidade de manter a essência cooperativismo através das relações humanas.
O do Centenário da Soja continua nesta quinta-feira (5), às 08h30 no Auditório Central, desta vez com o tema "A Importância e a Sustentabilidade dos Biocombustíveis na Cadeia da Soja", com Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura e presidente da APROBIO.