Fenasoja 646zl

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA 524bg

Geral 4g301i
06 de Dezembro de 2024 2f321u

Evento técnico sobre paisagismo orienta espaços mais criativos e acolhedores zp4a

Oportunidade de se inspirar e buscar mais conhecimento na área, o técnico sobre paisagismo atraiu agricultores do Noroeste gaúcho à Fenasoja, nesta sexta-feira (06/12). b214o

A palestra "Paisagismo: por mais espaços acolhedores e criativos" foi conduzida pela engenheira agrônoma, com Especialização em Produção de Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras, extensionista da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, Márcia Dezen. A ação promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, contou com o apoio da Fenasoja e da Universidade Federal de Santa Maria. 

Márcia destacou a importância do contato com a natureza para o bem-estar, que, por sua vez, reflete em saúde. Também apresentou estudos que apontam a redução de sintomas de stress e depressão a partir deste contato, bem como que o investimento em áreas verdes, jardins, parques e praças contribuem com a saúde pública. 

Ainda, a engenheira agrônoma orientou sobre a composição de jardins e espaços paisagísticos, desde o planejamento, cuidado com o manejo das plantas, aproveitamento de materiais e recursos naturais disponíveis nas propriedades até a influência de cores e a escolha de espécies. Exemplificou plantas que atraem borboletas como a lantana, petúnia, lavanda, sálvia, cosmos e lírio São José; atrativas de abelhas sem ferrão como a coroa de Cristo, jasmim perfeito e amor agarradinho; e plantas que chamam o beija-flor, a exemplo da helicônia, russélia, strelitza e brinco-de-princesa. 

Integrante da Equipe Phenoglad, da Universidade Federal de Santa Maria, o Professor Doutor Nereu Augusto Streck, apresentou informações sobre o maior projeto de extensão em floricultura no país, o Flores para Todos, e compartilhou dicas de agregação de valor e geração de renda a partir da produção de flores e elaboração de arranjos e buquês. 

Streck exemplificou a importância econômica da produção de flores com os dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), que apontam que somente em 2023 o setor movimentou quase R$ 20 bilhões no Brasil e gerou 272 mil empregos diretos.

Compartilhe esse conteúdo: 3k1t4l

Fique informado de tudo! 11z1q

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocinador Grão de Ouro 4s6c4g

Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Ouro 1r6m4

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Prata 282m1w

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Bronze 65y6m

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador