Quem participou do "O Protagonismo da Mulher no Cooperativismo", nesta quinta-feira (05/12), teve a oportunidade de acompanhar experiências inspiradoras na área de gestão e liderança feminina. A ação conjunta da Cresol, Cotrirosa e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, reuniu participantes de diferentes municípios no Espaço do Cooperativismo na Fenasoja 2024, feira que segue até o próximo domingo (08/12), em Santa Rosa.
Na programação, uma roda de conversa com a diretora istrativa da Cresol Essência, Neriza Lúcia Mallmann, que atua há 18 anos na cooperativa de crédito, é bacharel em istração, com pós-graduações e mãe de dois filhos; presidente da Cooperlíquidos, Etiane Clavijo, mãe de dois filhos, formada em istração, com diferentes pós-graduações e única mulher presidente de cooperativa de cargas do país; e a presidente da Coopovec, de Porto Vera Cruz, Grazieli Terezinha Horn, mãe de três filhos, agricultora, Bacharel em Desenvolvimento Rural, integrante do Conselho da Cooperluz e secretária da Rede de Cooperativas Unicooper.
A gerente da Cresol, agência Santa Rosa, Eliar Marieli Silva, destacou que a proposta do evento surgiu a partir da percepção da Comissão de Cooperativismo da Fenasoja, que observou a presença expressiva de mulheres tanto na Comissão como no quadro de associados das cooperativas, contexto que se busca valorizar e fomentar. A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar Ivânia Polaczinski reiterou que a participação em eventos como esse revelam a ampliação do reconhecimento do protagonismo da mulher em diferentes espaços e lembrou que a Instituição está à disposição das cooperativas, através da assessoria da Unidade de Cooperativismo, e de seus associados, através dos escritórios municipais.
Fabíola Ghellar, assessora de Relacionamento da Cotrirosa, lembrou a importância da organização das mulheres e sua inserção nas cooperativas, que fortalecem a toda a sociedade. Responsável pela área de relacionamento da Cresol, Cleide Neuberger, lembrou que a instituição percebe que cada vez mais as mulheres são protagonistas na gestão de negócios, e lembrou de ações que tem fomentado este protagonismo, a exemplo do Projeto Mulheres Cooperadas que já atendeu a centenas de mulheres em Santo Cristo, numa parceria entre Cresol, Emater/RS-Ascar, Setrem e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.